Glossário Musical

  Como em qualquer outra atividade temos padrões que regem a nossa orientação mediante o assunto tratado. Disponho aqui alguns termos utilizados na didática do Curso Livre de Música e que fazem parte do cotidiano musical, aberto à interpretações em outros métodos e autores. 

  CLIQUE aqui e veja mais assuntos relacionados. 

 

  • Leitura da Cifra: Instrumento

  CIFRA símbolo que representa as notas musicais: Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A), Si (B).

  • Leitura da Cifra (Voicing): Partitura

  A grande maioria das músicas populares utilizam este tipo de acorde, consequentemente a gama e sofisticação de acordes aumenta bem como o repertório e demais elementos musicais. 

 

  • Leitura: Notação Rítmica

  De nada adiante executar o acorde e não aplicar a rítmica correta, sendo que o mesmo é quem caracteriza a música em questão. Neste exemplo temos o voicing do acorde juntamente com a respectiva notação rítmica e no exemplo #02 a cifra representa o acorde com a notação rítmica.

 

  • Leitura: Melodia

  Aqui temos o exemplo de uma linha melódica que tanto pode ser a letra (tema) ou o solo (improvisação) e interpretada na Guitarra.

 

 

  • Exemplo: Repertório

Fonte da partittura: The Real Book Fifth Edition

  Em relação ao repertório temos estes itens que são básicos e primordiais na comunicação musical. Este é um exemplo de escrita musical padrão e globalizado de entendimento por todos que estudam música e músicos, aberto à interpretações e edições com novas formas de escrita da mesma em virtude da diversidade e grandiosidade de outras fontes de referência/ artistas e gêneros musicais.